terça-feira, 21 de junho de 2011

Introdução à Educação Digital (40 horas)


Apresentação do Curso:
Projeto de aprendizagem e seu vínculo com a estrutura do Curso 
Encontro Inicial

Apresentação do curso: conhecem a estrutura do curso e reconhecem a importância da realização do projeto de Aprendizagem.

Primeiro contato com os computadores. Começam a desenvolver uma compreensão intuitiva sobre a tecnologia.
Unidade 1: Tecnologias na sociedade e na escola
Iniciar a discussão e aprofundar as reflexoes sobre as relações entre escola, tecnologia e sociedade. Imersão na tecnologia: contato com vídeos, fóruns, páginas web.
Escolha do tema e Problematização: Escolha pelo Grupo do tema gerador e do tema foco. Comunicação desta escolha através da ferramenta fórum.
Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede
Problematização, Pesquisa, Sistematização e Produção: Busca por referências digitais relevantes ao desenvolvimento do seu tema foco. Detalhar a problematização (reeditar mensagem inicial) incluindo links das referências encontradas.
Unidade 3: Blogs: O quê? Por quê? Como?
Problematização, Pesquisa, Sistematização e Produção: Criar o blog do Projeto, incluindo textos já elaborados, os links e imagens, fotos produzidas e selecionados peloObjetivos das Unidades grupo.
Unidade 4: Elaboração e Edição de Textos

Prosseguindo com o projeto de aprendizagem – continuidade das pesquisas e elaboração dos relatórios.

Início da formatação – diagramação do texto do seu relatório de pesquisa.

Encontro livre: para o desenvolvimento do projeto de Aprendizagem
Aprofundar as pesquisas, a sistematização e produção: trabalhar no desenvolvimento do texto do relatório. Alimentar o blog do Projeto.

Unidade 5: Cooperação (ou interação?) na rede

A escrita colaborativa do relatório do seu projeto – O uso das ferramentas de comunicação

digital na produção colaborativa.

Unidade 6: Cooperação pressupõe diálogo!

Divulgação dos resultados: Comunicar via e-mail a criação do blog do projeto para colegas da sua escola. Enviar os documentos já produzidos em anexo aos e-mails.

Unidade7: Apresentações de slides digitais

Apresentação dos resultados: preparar a apresentação final do seu projeto de Aprendizagem, buscando um bom design para o seu documento hipermídia. O papel das imagens na apresentação de slides.

Unidade 8: Resolução de problemas com a planilha eletrônica

No uso da planilha de cálculo, o enfoque será o da instrumentação para o trabalho (cálculo de médias e registro de dados sobre a turma, orçamentos etc.). Pequena mensagem para os professores de matemática.
Sugerir a possibilidade do seu uso para a gestão do desenvolvimento dos trabalhos coletivos (projeto de aprendizagem).
Encontro final: apresentação dos projetos e avaliação final
Divulgação dos resultados e avaliação
Estrutura (grade de horários, turmas e local)
Como você viu, são oito as unidades de estudo e prática. Cada uma delas prevê atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e práticas. Incluímos em todas as unidades muitas referências para ampliação e aprofundamento dos estudos.
Estão previstas 4 horas semanais para cada unidade de estudo e prática, num total de 40 horas, que podem ser totalmente presenciais ou distribuídas em: encontros presenciais semanais de, no mínimo, 2 horas; e estudo a distância, guiado pelas Unidades de Estudo e Prática de, no máximo, 2 horas por semana.
Além disso, estão previstos dois encontros (na quinta e na última semana) voltados ao desenvolvimento do projeto de aprendizagem (DP), à sua apresentação e à avaliação final do curso (AF).
A organização dos encontros semanais pode ser feita em duas modalidades:
Opção 1: 4 h presenciais (em um ou dois encontros semanais).
Opção 2: 2 h presenciais e 2 h a distância.
Total de horas do curso Introdução à Educação Digital: 40 horas.
O seu formador vai planejar e organizar os encontros de acordo com as condições específicas de cada escola, cada turma, disponibilidade de seu(s) laboratório(s), demandas de você, cursista, etc. Ao realizar as adaptações necessárias ao plano de trabalho de cada turma, o formador conta com sua ajuda. Comprometa-se.
Embora a duração máxima do curso seja de dez semanas, poderá ser flexibilizada e ampliada caso a equipe do NTE/NTM e o grupo de cursistas considere mais adequado ao contexto de cada grupo. Dependendo da disponibilidade do grupo de cursistas e dos laboratórios nas escolas, é possível realizar-se mais de um encontro semanal, diminuindo, assim, o tempo de duração do curso e vice-versa (não recomendamos, contudo, esta última modalidade, é preciso avaliar bem e considerar as dificuldades inerentes à carga de conteúdos e aos tempos de estudo e prática necessários entre os encontros).

Bom estudo, aproveite...
 CEFAPRO de São Félix do Araguaia, juntamente com os seus formadores e a coordenadora das TICs, professora Maria Dalva Jorge Pereira, a Tutora Vanete Brito dos Santos Morais, deu início ao Curso de capacitação "Introdução à Educação Digital", dia 06 de Maio nas dependências da Escola Estadual Severiano Neves. A diretora da Unidade Escolar, Professora Dirce Maria Rodrigues, juntamente com a responsável pelo Laboratório de Informática, Professora Maria Conceição Britto, cederam o espaço para que o evento fosse realizado. Também fizeram parte do Curso: professores e demais profissionais da área da Educação.
A preocupação vigente é a formação técnica de todos os profissionais que atuam na Educação. Com esse pensamento o CEFAPRO vem se organizando cada vez mais para dinamizar nossa região. (Jornal Informativo da Severiano).

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